Conceito Mindful Eating

August 31, 2018

 

 

    A Alimentação Consciente – Mindful Eating – desperta nosso prazer de simplesmente comer e beber sem pressões ou desprazer de seguir padrões alimentares. Desperta também, estar atento aos pensamentos, as sensações físicas e as emoções que estão inclusas no ato de comer.

    Mindful Eating deve ser incorporado com pequenos passos e ir conquistando novas práticas para serem inseridas no seu dia-a-dia. Como estratégia adjuvante ao intuitive eating (comer intuitivo), o mindful eating (comer consciente) vem sendo muito pesquisado numa tentativa de resgatar os sinais básicos do nosso corpo, trazendo consciência e atenção ao ato INDIVIDUAL de comer e aos sinais diários que o corpo nos manda e nós ignoramos. Dessa maneira você começa a se reconectar com as suas necessidades e não ao que os outros te impõe, melhora muito sua relação com a comida e com seu corpo e têm mostrado eficácia na diminuição da compulsão alimentar e de outros transtornos alimentares.

     Os alimentos podem nos trazer emoções,  despertar sentimentos e sensações . Que tal notar como é para você essa relação com alimentação?

  • Você já acabou com uma barra de 200 g de chocolate e ainda queria dar mais uma mordidinha?

 

  • Não ficou satisfeito com o segundo prato de macarrão que está comendo na velocidade da luz?

 

  • Você acha que dedicar tempo pra comer é perda de tempo (tenho coisas mais importantes pra fazer na hora do meu almoço, como mexer no facebook, fazer a unha, ir malhar etc)?

     Temos hábitos e padrões que trazemos desde a infância, as lembranças, o comer com pressa ou com distrações (celular, TV, livro, revista, etc.), a cultura em que vivemos. Todos os estímulos nos acompanham quando nos alimentamos.

     Pode ser um grande desafio, durante a refeição, parar por alguns momentos, estar presente e comer com tranquilidade, percebendo os sabores, as texturas e os aromas do alimento, isto é, saborear a refeição. Uma boa maneira de começar é cuidando do momento de sua refeição, deixando as distrações de lado e trazendo sua atenção para os alimentos a sua frente.

      Segundo o The Center for Mindful Eating os princípios de comer com atenção plena são *:

  • Permitir a si mesmo a tornar-se consciente das oportunidades positivas e carinhosas que estão disponíveis através da seleção e preparação dos alimentos, respeitando a sua própria sabedoria interior.

  • Usar todos os seus sentidos na escolha do que comer para que seja gratificante para você e nutritivo para o seu corpo.

  • Reconhecer respostas aos alimentos (gostos, desgostos ou neutro) sem julgamento.

  • Se tornar consciente da fome e saciedade físicas para guiar suas decisões para começar e parar de comer.

 

Alguém que come de maneira consciente:

  1. Reconhece que não há maneira certa ou errada para comer, mas diferentes graus de consciência que cercam a experiência dos alimentos.

  2. Aceita que as suas experiências alimentares são únicas.

  3. É um indivíduo que por opção, direciona sua atenção para comer momento a momento.

  4. Ganha consciência de como pode fazer escolhas que suportem a saúde e  o bem estar.

  5. Se torna consciente da interligação de terra, os seres vivos, das práticas culturais e o impacto de suas escolhas alimentares nesses sistemas.

Comece com um passo de cada vez e a cada dia terá mais atenção no momento que for comer, uma alimentação consciente.

Bom apetite!

 

 

*https://thecenterformindfuleating.org/

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Featured Posts

Reúna os amigos em casa sem sair da dieta!

May 24, 2017

1/2
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

Endereço

Rua Orense 41, Sala 104

Diadema, SP 09920-650

WhatsApp

(11)98798-2532

E-mail

© 2018 por Renata Riani. Todos os direitos reservados.