Diferentes tipos de açúcar

February 19, 2018

      Existem muitas dúvidas na escolha do tipo de açúcar para as preparações culinárias. Atualmente, o açúcar é o “vilão” nutricional do momento, mais e mais pesquisas mostram o quanto ele pode estar relacionado com o aumento da obesidade, diabetes, entre outras doenças.

Açúcar é açúcar, independente da sua cor ou sabor. O problema entre o açúcar e a sua saúde está relacionado ao desequilíbrio e excesso de consumo que vemos com tanta frequência.        

    Tem açúcar na sobremesa, tem açúcar no suco, no cafézinho, nos produtos industrializados (aparecem em forma de frutose, xarope de glicose, glucose, açúcar invertido, etc..), tem açúcar até em comida salgada(sim, acreditem!). Quando chega o final do dia, a quantidade de açúcar ingerido, escondido em muitos alimentos, acaba ultrapassando (e muito) todas as recomendações diárias, e o que a população faz?? Tira o carboidrato do almoço ou da janta para emagrecimento, carboidratos que talvez sejam ricos em fibras e que são muito mais benéficos para sua saúde.

    Bom, acho que eu consegui deixar bem claro que esse nutriente está escondido em muitos lugares e que a sua recomendação está cada vez mais limitada. E é aí que surge a dúvida… Qual açúcar utilizar? Você conhece a diferença entre açúcar refinado, de confeiteiro, cristal, demerara, mascavo? Já ouviu falar do açúcar de coco? Sabe diferenciar mel e melado?

 

As descrições estão abaixo:

Açúcar refinado: Conhecido como açúcar branco. No refinamento, os aditivos químicos são o que tornam o produto branco. É o mais comum dos açúcares. Com maior índice glicêmico.

 

Açúcar de confeiteiro: Cristais finos. Indicado para fazer glacês e coberturas. O refinamento inclui uma peneiragem para obter os minicristais, adição de amido ou fosfato de cálcio para evitar que os minicristais se juntem novamente.

 

Açúcar cristal: Cristais grandes e transparentes, difíceis de dissolver. Passa um processo de refinamento que remove até 90% dos nutrientes. Rende bastante.

 

Açúcar demerara: Menos refinado. Não recebe aditivos químicos. É  o mais próximo do açúcar mascavo quando comparado com os outros açúcares. Ainda possui alguma preservação de vitaminas e minerais.

 

Açúcar mascavo: Açúcar bruto, escuro, úmido. Extraído depois do cozimento do caldo de cana. Não passa pela etapa de refinamento, conservando vitaminas e minerais. O sabor é menos adocicado porém intenso. Sabor marcante.

 

Melado e Melaço: Também são provenientes da cana. Rico em vitaminas, ferro, cálcio e outros minerais. Assim como o mel, também possuem propriedades medicinais.

 

Açúcar de coco: Extraído a partir das flores da palma de coco. Não passa por processo de refinamento, mantendo as vitaminas e minerais. Contém as mesmas calorias dos outros açúcares, mas é considerado um alimento de baixo índice glicêmico. Sabor semelhante ao açúcar mascavo.

 

Mel: Produzido pelas abelhas, a partir do néctar das flores. Contém vitaminas, minerais e propriedade medicinal antibacteriana. Contém três tipos de açúcares na sua composição (frutose, sacarose e glicose).

 

    E agora fica a dúvida, qual é melhor nutri??? O mascavo é meu preferido, mas se tiver um acompanhamento com um profissional adequado podemos incluir de forma moderada qualquer um, lembrem-se sempre isso, moderação e consumo consciente ;) .

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Featured Posts

Reúna os amigos em casa sem sair da dieta!

May 24, 2017

1/2
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2018 por Renata Riani. Todos os direitos reservados.