Diet x Light qual a diferença?

July 5, 2017

 

 

    Você sabe a diferença entre os produtos  diet e light?

 

    Um produto diet é aquele isento de algum ingrediente, pode ser qualquer ingrediente, por exemplo: sódio, açúcar, colesterol, gorduras, etc... , ou seja, ausente em algum nutriente, normalmente os produtos diet são isentos de açúcar, indicados para o público diabético.

Hoje em dia também podemos encontrar os “zero”. Estes produtos foram desenvolvidos para atender grupos com necessidades específicas, por exemplo: indivíduos com doença celíaca (intolerância ao glúten), intolerância à lactose, entre outras doenças e/ou alergias e/ou intolerâncias. 

 

    Um produto light é aquele que apresenta redução parcial (mínima de 25%) de determinado nutriente ou calorias, quando comparado com a sua versão convencional. Ao contrário dos produtos diet, os produtos light não foram desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de um grupo específico. Em inglês, light significa “leve” e por isso esses produtos surgiram com o propósito de uma linha mais “saudável”.

 

    Vale lembrar que nem sempre a isenção de algum nutriente significa redução de calorias, ou torna aquele produto melhor e mais saudável hein. Por exemplo, com a retirada de um ingrediente, existem mudanças na textura, cor e sabor do produto, sendo necessário aumentar a quantidade de outro ingrediente para compensar.

    Podemos dizer que os produtos diet e light são opções mais saudáveis e que ajudam o emagrecimento, não é? Errado!

    Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar, mas apresenta mais gordura em sua composição do que um chocolate tradicional!!!!

    Isso porque, para que o produto possa ser comercializado isento de açúcar e com o mesmo peso de embalagem, algum nutriente precisa substituí-lo. No caso, a adição da gordura. Por isso, fique atento aos rótulos, tabela nutricional e lista de ingredientes desses produtos! A moderação no consumo sempre deve ser considerada e a qualidade do alimento em primeiro lugar, alimentos mais naturais e sem grandes quantidades de produtos químicos, conservantes sempre serão melhores. Evite produtos com listas ENORMES de ingredientes, mesmo sendo light, diet ou zero. 

 

     Para um emagrecimento eficaz e um estilo de vida saudável   necessária uma dieta equilibrada aliada à prática de exercícios físicos. Não seja enganado pela indústria de alimentos. Uma embalagem bonita, colorida e com propaganda de celebridades não significa que aquele produto trará benefícios para a sua saúde. Muitos desses alimentos/produtos estão repletos de aromatizantes, corantes, adoçantes, emulsificantes, estabilizantes, conservantes entre outros aditivos químicos!

Além disso, compare produtos de marcas diferentes e procure consumir aqueles comercializados por indústrias de confiança e que também se preocupam com seus consumidores.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Featured Posts

Reúna os amigos em casa sem sair da dieta!

May 24, 2017

1/2
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon

© 2018 por Renata Riani. Todos os direitos reservados.