© 2018 por Renata Riani. Todos os direitos reservados. 

E agora? Suco industrializado, suco natural ou fruta in natura?

June 22, 2017

 

     Falar sobre suco natural e frutas in natura deveria ser um assunto tão simples  mas, hoje em dia é um assunto polemico e que traz muitas dúvidas. Afinal, o que é melhor? Frutas ou sucos?  É a mesma coisa que suco de caixinha?

     As frutas são um grupo alimentar riquíssimo em vitaminas e nutrientes e, assim como tudo dentro de um planejamento alimentar precisa ser consumido com moderação. 

Frutas em excesso equivalem a calorias em conjunto com  açúcar (frutose) em excesso, as mesmas precisam ser quantificadas dentro do planejamento alimentar e estar dentro da quantidade de carboidrato simples calculada na dieta (em torno de 15%).

     Isso significa que devemos excluir o consumo desse grupo de alimentos?

De maneira alguma! O consumo de frutas  está associado a grande parte da ingestão de fibras, vitaminas, minerais.

 

     Quando temos o consumo das frutas in natura o fato de mastiga-las  sinalizamos e disparamos inúmeras reações químicas em nosso corpo relacionadas a fome, digestão, absorção, aproveitamento dos nutrientes, saciedade, etc.

 

     Quando se faz o suco, geralmente a casca é descartada, as sementes e o processo de coar retira as fibras das frutas, além disso, a temperatura, a luz, o ar  acaba reduzindo (não excluindo totalmente) a disponibilidade de alguns nutrientes (como as vitaminas, por exemplo).Esses mesmos fatores também modificam a velocidade com o qual o açúcar das frutas será absorvido, podendo ou não aumentar a sua glicemia (concentração de açúcar no sangue).

 

     Falando um pouco dos sucos industrializados não devemos nunca compara-los a um alimento natural . Algumas marcas e rótulos colocam o título de 100% suco ou suco integral, de fato são sucos sem adição de açúcares e puros, no entanto, aquela fruta passou por um processo industrial até chegar à sua casa. Os outros sucos vendidos no mercado néctar (30% de suco) e refresco (10% de suco) contém quantidades muito baixas de fruta e são acrescidos de açúcar, não preciso nem dizer que não podem entrar numa rotina de alimentação saudável né? 

 

     Por mais que o consumo da fruta em si seja mais recomendado do que o suco, não podemos demonizar o suco natural como algo ruim.

 No suco natural ainda existem inúmeros nutrientes que valem a pena  serem ingeridos em horários corretos, sem terrorismos nutricionais gente! 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Featured Posts

Reúna os amigos em casa sem sair da dieta!

May 24, 2017

1/2
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon