Blog

Ovo de Páscoa de Saudável


Ovo de colher

Aaahhhhh a Páscoa 😍🐰🍫

Me diz aí da pra ficar sem comer um chocolatinho?? 🍫🍫 Claro que não né mas que tal fazer nosso próprio ovo?? Além de DELICIOSO ainda podemos usar ingredientes saudáveis! Na foto do ovo eu fiz a casca com chocolate 63% cacau orgânico, você pode usar meio amargo, sem açúcar, sem lactose, ao leite de coco, como preferir. O recheio foi ganache de chocolate e fafora croacante de amendoim.

Para a casca do ovo e o ganache você vai precisar de: 300g de gotas de chocolate ou raspas de chocolate. Derreta 3/4 do chocolate picado em banho-maria (não deixe a tigela encostar na água, o chocolate fica mais brilhante). Com um termômetro de alimentos, cheque quando ele chegar a 45ºC, se não tiver termômetro veja quando ele estiver quase que totalmente derretido. Desligue o fogo e adicione o restante do chocolate picado. Deixe a temperatura diminuir (por volta de 30ºC) --esse processo chama-se temperagem, isso garante que o chocolate não derreta nas mãos depois de seco. Coloque o chocolate em formas próprias para ovos de páscoa (eu usei um que vem 3 partes) e coloque o chocolate até a linha indicada, coloque a outra parte da forma e leve para gelar no freezer até o chocolate soltar da forma facilmente! ❤️❤️❤️

O recheio do meu foi ganache de chocolate com leite de coco (já ensinei no site também), é muito fácil.

Misture em proporções iguais o chocolate já derretido e o leite de coco (se for fazer caseiro deixe em uma consistência mais cremosa, ou compre um culinário) e deixe reduzir um pouco no fogo (não deixe ferver), caso goste acrescente gotas de essência natural de baunilha. Desligue e reserve.

Para a farofa eu usei:

4 colheres de sopa de amendoim sem sal e sem casca

3 colheres de sopa de açúcar demerara

Leve o amendoim e o açúcar em uma frigideira e deixe o fogo baixo, mexendo sempre até que o amendoim caramelize. Não deixe o açúcar queimar. Leve essa mistura à um processador ou liquidificador e pulse até que fique na consistência de farofa (não deixe que vire farinha).

Para montar coloque uma camada de ganache (já frio para que não derreta a casca do ovo) e uma camada de farofa de amendoim até que cubra toda casca do ovo. Finalizei com morangos picados e nibs de cacau mas você pode usar geleia, pasta de castanhas, banana, doce de leite funcional, gostas de chocolate, etc... .

Sobrou um pouquinho do chocolate derretido??

Você tem 2 opções, ou aumenta a receita do ganache de chocolate e faz um fondue maravilhoso (ainda pode acrescentar especiarias como pimenta caiena, canela, gengibre, etc.. . ) OU colocar em forminhas de silicone e fazer bombons.

Mais fácil que o bombom não tem, é só jogar na forminha até encher (literalmente) e levar à geladeira até endurecer. Nos meus eu sempre coloco até a metade e coloco alguma coisa diferente, ou pimenta rosa, ou flocos de arroz, ou berries, ou amendoim, ou coco.

Feliz Páscoa!!!!!!!!

Bombons de páscoa

#ovodepascoa #ovodepascoasaudavel #ovofuncional #pascoa #dietanapascoa

Featured Posts
Archive
Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon