© 2018 por Renata Riani. Todos os direitos reservados. 

Ovo de Páscoa de Saudável

April 11, 2017

Aaahhhhh a Páscoa 😍🐰🍫


   Me diz aí da pra ficar sem comer um chocolatinho?? 🍫🍫
  Claro que não né mas que tal fazer nosso próprio ovo??       Além de DELICIOSO ainda podemos usar ingredientes saudáveis! Na foto do ovo eu fiz a casca com chocolate 63% cacau orgânico, você pode usar meio amargo, sem açúcar, sem lactose, ao leite de coco, como preferir.  O recheio foi ganache de chocolate e fafora croacante de amendoim. 


 

 

 

Para a casca do ovo e o ganache você vai precisar de: 
 300g de gotas de chocolate ou raspas de chocolate. 
Derreta 3/4 do chocolate picado em banho-maria (não deixe a tigela encostar na água, o chocolate fica mais brilhante). Com um termômetro de alimentos, cheque quando ele chegar a 45ºC, se não tiver termômetro veja quando ele estiver quase que totalmente derretido. 
Desligue o fogo e adicione o restante do chocolate picado. 
Deixe a temperatura diminuir (por volta de 30ºC) --esse processo chama-se temperagem, isso garante que o chocolate não derreta nas mãos depois de seco. 
Coloque o chocolate em formas próprias para ovos de páscoa (eu usei um que vem 3 partes) e coloque o chocolate até a linha indicada, coloque a outra parte da forma e leve para gelar no freezer até o chocolate soltar da forma facilmente! ❤️❤️❤️


O recheio do meu foi ganache de chocolate com leite de coco (já ensinei no site também), é muito fácil. 

Misture em proporções iguais o chocolate já derretido e o leite de coco (se for fazer caseiro deixe em uma consistência mais cremosa, ou compre um culinário) e deixe reduzir um pouco no fogo (não deixe ferver), caso goste acrescente gotas de essência natural de baunilha. Desligue e reserve. 

 

Para a farofa eu usei: 

4 colheres de sopa de amendoim sem sal e sem casca 

3 colheres de sopa de açúcar demerara 

 

   Leve o amendoim e o açúcar em uma frigideira e deixe o fogo baixo, mexendo sempre até que o amendoim caramelize. Não deixe o açúcar queimar. Leve essa mistura à um processador ou liquidificador e pulse até que fique na consistência de farofa (não deixe que vire farinha). 

 

    Para montar coloque uma camada de ganache (já frio para que não derreta a casca do ovo) e uma camada de farofa de amendoim até que cubra toda casca do ovo. Finalizei com morangos picados e nibs de cacau mas você pode usar geleia, pasta de castanhas, banana, doce de leite funcional, gostas de chocolate, etc... . 

 

 

    Sobrou um pouquinho do chocolate derretido?? 

   Você tem 2 opções, ou aumenta a receita do ganache de chocolate e faz um fondue maravilhoso (ainda pode acrescentar especiarias como pimenta caiena, canela, gengibre, etc.. . ) OU colocar em forminhas de silicone e fazer bombons. 

 

     Mais fácil que o bombom não tem, é só jogar na forminha até encher (literalmente) e levar à geladeira até endurecer. Nos meus eu sempre coloco até a metade e coloco alguma coisa diferente, ou pimenta rosa, ou flocos de arroz, ou berries, ou amendoim, ou coco.

 

Feliz Páscoa!!!!!!!!  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Blog

Featured Posts

Reúna os amigos em casa sem sair da dieta!

May 24, 2017

1/2
Please reload

Archive
Please reload

Follow Me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon